Um estudo realizado pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, revelou que a gratidão tem o poder de alterar algumas áreas cerebrais. Assim como exercitamos os músculos na academia, a prática de ser grato pode nos condicionar a sermos cada vez mais agradecidos e até reduzir a depressão.

Mas o que gratidão tem a ver com comunicação corporativa? Estamos chegando no fim do ano e é tempo de celebrar. Nessa época, costumamos fazer não só o balanço financeiro, mas também o emocional. A maior parte das horas do nosso dia é dividida com os colegas de trabalho. As conquistas da empresa, indissociavelmente, também costumam ser as nossas.

Por isso, já começamos a vibrar gratidão e acelerar os motores para as festas corporativas dos nossos clientes. Acreditamos que, para além de um momento de diversão, esta é uma oportunidade para reforçar valores e fortalecer a cultura da empresa.

Muitos pilares importantes podem ser trabalhados nestas ocasiões, mas separamos os três que consideramos os principais. Confira nossas dicas para potencializar estes valores nos encontros:

Reconhecimento: este tipo de celebração, dado seu investimento, já costuma ser considerado uma espécie de recompensa. Adicione momentos de premiação para reconhecer os destaques no que deseja incentivar como cultura. Já os sorteios estão mais atrelados a valores monetários, mas podem ser uma boa forma de reconhecer financeiramente de maneira mais massiva.

Engajamento: enfrentar a pandemia nos deu mais certeza sobre a importância das conexões. Reunir as áreas é uma ocasião que se tornou especial, (especialmente, para times que trabalham no modelo remoto ou no híbrido). Investir em experiências compartilhadas, dos espaços instagramáveis até as dinâmicas de construção de grupo (team buildings), ajuda a construir valores de colaboração, comunicação, intimidade e parceria! Habilidades mais essenciais do que nunca, não é mesmo?

Senso de pertencimento: estudos realizados ainda na década de 30, demonstram que boas experiências costumam ficar mais tempo na memória. Pode parecer clichê, mas apostar em retrospectivas ajuda a reforçar, para além dos números, as conquistas e incluir colaboradores como parte dessa construção (afinal, eles são mesmo). Este fortalecimento de vínculo contribui para o engajamento de visão de futuro e pode impactar em outros indicadores como turnover e força da marca empregadora (saiba como as marcas estão usando estes recursos também para o marketing).

Ah! E ainda que os times trabalhem em localizações geográficas distintas ou a verba seja curta, o que não vale é passar em branco. Uma comunicação on-line e estratégica também pode contribuir com estes pilares, ainda que sejam com ações mais simbólicas. O importante é olhar para o ciclo que passou e reunir boas energias para o futuro!

E você, conta pra gente: já começou a preparar seu evento de fim de ano? Do planejamento à execução, estamos aqui para te ajudar e celebrar com você: contato@e-vibro.com.br.