Poder aprender e se informar enquanto caminha, trabalha ou ainda faz uma tarefa doméstica: essa é uma das vantagens de ouvir um podcast. Precursor do rádio, esse canal de comunicação tem ganhado cada vez mais destaque no país. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CupomValido, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast.  

As pessoas adoram ouvir. A adesão e sucesso dos áudios no WhatsApp também indicam essa preferência dos brasileiros. Em entrevista à Gazeta do Povo, coordenador dos cursos de Comunicação Social na Univates, Flávio Roberto Meurer explica: “Me parece que tem a ver com a cultura oral brasileira, sim, mas isso também está diretamente ligado à deficiência da cultura escrita. Naturalmente, é mais difícil escrever do que falar: gasta-se menos tempo, posso falar enquanto caminho, até enquanto dirijo”.

Mas como os profissionais da comunicação interna podem aproveitar esse canal em suas estratégias de área? 

Esse recurso pode permitir uma comunicação mais próxima, acessível e dinâmica. Confira as dicas de como trabalhar com o podcast:

  • Aposte em um formato criativo: você pode ter de pequenos anúncios a programas com entrevistas. Escolha o formato e periodicidade que melhor se encaixar com o seu público.
  • Transforme o som em marca: se você ler tudo, certamente vai lembrar de uma marca de streaming que transformou a palavra em seu emblema. Invista em uma vinheta própria, escolha boas vozes, trilhas e recursos audiovisuais para compor seus materiais.
  • Invista em roteirização: a espontaneidade dos programas só se garante com boas fontes de informação.
  • Deixe o ouvinte participar: ainda de acordo com a pesquisa da CupomValido, 55% dos brasileiros preferem entrevistas com convidados. Histórias reais e mesa redonda, seguem em segunda e terceira posição. Convide a liderança, colaboradores e especialistas do mercado para compartilhar conhecimento com seu time.

Que tal saber mais ouvindo um podcast? Nossa indicação deste mês é o podcast do Estadão e o curso da Aberje sobre o tema.

Ficou com vontade de criar seu próprio canal? 

Fale com a gente agora mesmo. Estamos de ouvidos bem atentos para fazer seu som vibrar nos colaboradores!