Como você escolheu passar o fim de 2023: amarelo para trazer dinheiro, vermelho para amor ou branco para paz? A simbologia desta última cor ganhou relevância ainda maior para o primeiro mês do ano com a campanha do Janeiro Branco. A ação representa a importância da saúde mental e de planejá-la junto às nossas demais metas – como começar uma academia.

Para as empresas, o tema também passou a fazer parte não só do calendário de campanhas, mas de priorizações na estratégia geral. Isso porque já não se trata de uma questão individual, dissociada dos resultados corporativos. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são, em média 31% mais produtivos e 3 vezes mais criativos. Em contrapartida, estudos da InfoJobs mostraram que 86% dos profissionais entrevistados mudariam de emprego por questões de saúde mental, satisfação no trabalho ou felicidade corporativa. Além disso, novas enfermidades como bournout foram adicionadas ao rol de doenças do trabalho pelo Ministério da Saúde.

Como a comunicação interna pode contribuir para a criação de uma cultura corporativa saudável?

Separamos 3 pontos importantes para seu planejamento de comunicação interna anual quando o assunto é saúde mental!

  • Coerência: assim como em outros aspectos relacionados à cultura,não basta falar. Neste caso, é preciso viver (e viver bem) os valores expressos nas campanhas e iniciativas. A experiência do colaborador e o ambiente precisam refletir na prática aquilo que é considerado propósito da organização. Por isso, é fundamental investir em um plano de comunicação alinhado às demais estratégias organizacionais e que sustente esses valores ao longo do tempo.
  • Liderança: a gestão será o fator mais essencial não só para o plano de comunicação, como também para a construção da própria cultura de saúde e bem-estar. Além de representar o guardrail do que se espera como saudável, o líder deve conhecer o perfil do time, estar atento a suas mudanças, até ser exemplo e incentivar as práticas. Esta é uma grande responsabilidade da liderança, que precisa estar preparada para desempenhar tal papel.
  • Mensuração: uma jornada de saúde mental é trabalho longo: não começa e termina em janeiro, nem quem sabe em um ano. Esse deve ser um trabalho contínuo, monitorado nos níveis individuais dos times, bem como em outros indicadores de saúde e clima (pesquisas internas, pesquisas de clima, índices de engajamento, turnover etc). Com esses dados, é possível rever rotas, desenvolver novas iniciativas e antecipar demandas atuando proativamente. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar!

Nós podemos ajudar seu time a vibrar mais saudável – não só em janeiro, mas em todo 2024. Fale com a gente e vamos juntos planejar esse movimento!