Quer saber como realizar campanhas internas e não sabe por onde começar? Aqui, você encontra um passo a passo bem simples.

COMO DEFINIR A MELHOR ESTRATÉGIA


Muitas pessoas acham que todos os problemas de comunicação podem ser resolvidos com uma campanha interna, mas não é bem assim. Você deve olhar para demanda e refletir “Precisamos informar ou engajar?” Se a necessidade for somente informar, use os canais internos. Afinal, se a expectativa é de engajamento, então as campanhas internas são essenciais.

PARA QUE SUA CAMPANHA TENHA SUCESSO


A campanha vai além da informação; trabalha também a motivação. Dessa forma, campanhas internas devem ser usadas para reforçar assuntos estratégicos. Mas, também podem valorizar uma data comemorativa, desde que alinhada às mensagens estratégicas ou valores da organização. 

AO FAZER SUA PRÓXIMA CAMPANHA INTERNA

  1. Planeje: alinhe o objetivo da campanha com os objetivos estratégicos que sua companhia quer alcançar e com o budget disponível.
  2. Faça o plano de ação:  defina as atividades que ajudarão a alcançar os resultados definidos na etapa anterior.
  3. Impacte: a criatividade faz toda a diferença na definição de um conceito criativo forte que será a ideia principal que sustentará toda essa comunicação ao longo do tempo, em diversos canais e formatos. 
  4. Defina os canais e a frequência que a mensagem deverá atingir cada perfil de público interno da sua companhia.
  5. Lance a campanha e planeje peças de reforço e encerramento para que a mensagem faça sentido. 
  6. Mensure: faça uma pesquisa para apurar o quanto a mensagem central foi assimilada e pelos colaboradores. 

AS LIDERANÇAS DEVEM SER AS PRIMEIRAS A SABER


Para que a sua campanha alcance os resultados desejados, é imprescindível o engajamento da liderança que atua como principal canal de comunicação com as equipes. É ela que valida a informação e dá credibilidade ao processo.

O QUE SUA EMPRESA GANHA AO FAZER CAMPANHAS INTERNAS ?

  • Fortalecimento do relacionamento entre a organização e seus colaboradores.
  • Alinhamento das pessoas com os objetivos da empresa.
  • Melhora na percepção da experiência do colaborador na empresa.
  • Contribuição para melhora do clima organizacional e consequentemente a motivação dos colaboradores.

CONHEÇA A VIBRO

Conheça a Vibro, um hub de comunicação interna, que tem como um de seus serviços, o desenvolvimento de campanhas com conceitos criativos fortes e inovadores. Sendo assim, sabemos que isso faz a diferença no engajamento das pessoas. Então, conheça algumas das nossas entregas:

Campanha Interna Grupo Boticário – Facilities

Campanha Interna Whirlpool – Semana de Compliance

Adoramos um desafio. Por isso, se sua demanda é sobre canais, campanhas, ações ou comunicação para liderança, fale com a gente. Endomarketing é com a Vibro.