Que a digitalização na comunicação das empresas permitiu velocidade nas trocas, isso a gente já sabe. Assim como em nossa vida pessoal, o outro lado da moeda do avanço da tecnologia é o aumento exponencial dos assuntos e dos interlocutores no compartilhamento de informações.
E como não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo e acompanhar tudo o que acontece nas redes, os profissionais de comunicação interna estão cada vez mais próximos de uma realidade na qual não é possível centralizar as informações, por mais que exista uma pluralidade de canais e um time dedicado na tarefa de alimentar esses espaços.
Outro fator importante a ser considerado nesta mudança é o próprio formato da comunicação e o impacto das redes sociais. Pessoas físicas passaram a ganhar relevância em produzir seus próprios conteúdos com os aspectos da “vida real” como âncoras de autenticidade e confiança.
Foi pensando no desafio de ganhar escala entre seus colaboradores em apostar nesses novos formatos que uma grande empresa de educação nos procurou como parceira para desenvolver o projeto de influenciadores. Na iniciativa, um time de colaboradores foi selecionado com a importante missão de ajudar a propagar pilares fundamentais da cultura interna e atuar propagando os valores e o compartilhamento de novidades.
Durante o projeto, os influenciadores são formados para se tornar a referência da sua área. Divididos em grupos, se encontram uma vez ao mês para se atualizar das pautas, compartilhar boas práticas para a sua atuação e tirar dúvidas. Depois, passam a trocar entre si em chats internos para levar a comunicação dos projetos, perguntas, dores e feedbacks das equipes.
Em uma via de mão dupla, os influenciadores são responsáveis por absorver as informações relevantes para o negócio e torná-las acessíveis ao restante da equipe. Por outro lado, passam a ser o elo entre o time e a estratégia da empresa, pois se tornam capazes de captar as dúvidas, entender as necessidades e perceber as nuances das relações de um modo muito mais próximo e transparente.
Apesar de escalável, o modelo permite que a comunicação interna crie uma conexão mais organizada, relevante e forte entre colaboradores e organização. E você, gostaria de formar seu próprio time de influenciadores? Fale com a gente: contato@e-vibro.com.br!
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