Conectados ou desconectados?

Você, em uma roda de conversa sobre comunicação interna, já deve ter se deparado com a pergunta de milhões. Isso porque, para mais da metade das empresas (55% delas, para ser exato), o segundo maior desafio da área é fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais. O primeiro? Engajar as lideranças com o tema. Os resultados são da última pesquisa Tendências em Comunicação Interna 2023, realizada pela Aberje. 

Diante das novidades que surgem diariamente somadas a modelos de trabalho (e de comunicação) cada vez mais complexos, quem vive a missão na prática sabe que não existe fórmula pronta. Mas existem, sim, muitas oportunidades. 

Por isso, separamos 3 mitos e verdades sobre a comunicação com este público. Confira!

 1 – A comunicação com o público operacional já pode ser digital

Verdade.

Ainda de acordo com o estudo realizado pela Aberje, a análise por canais indica que para o público administrativo, que está em frente ao computador, os canais de e-mail, intranet e newsletter continuam sendo os mais efetivos. Já para o público operacional, que costuma ficar longe das telas e possui ritmos de trabalhos coordenados e regras de segurança que costumam ser bastante rígidas, as ferramentas são outras. 

O já conhecido mural continua sendo um dos canais indicados. Mas a novidade é que a TV corporativa e WhatsApp entram para a lista de meios de comunicação com este tipo de equipe. O dinamismo dos vídeos e a simplicidade e velocidade do Whats passam a ser grandes aliados na rotina com os times. A boa notícia é que com estes recursos, ideias mais elaboradas na hora de se relacionar com a área operacional podem literalmente sair do papel.

2 – A liderança é uma grande aliada na comunicação

Verdade.

O maior desafio é também a maior solução. De acordo com a pesquisa, depois dos canais, os gestores imediatos e a alta liderança seguem sendo as formas mais efetivas de comunicação. Para todos os públicos.

A grande diferença do público operacional é que a proximidade em uma rotina de trabalho processual é o que realmente muda o jogo. Confiança, transparência e engajamento são fortalezas ainda mais presentes em uma comunicação humana e marcada por trocas.

3 – Quem decide a comunicação com este público é a área de Comunicação Interna

Mito.

A centralização da comunicação é coisa do passado. Descentralizar a produção de conteúdo e o exercício da influência é a nova ordem para quem quer ter sucesso na área. Isso porque os colaboradores estão se tornando geradores de conteúdo na vida pessoal e podem exercer esse papel também na vida profissional. E o melhor: essa autenticidade na comunicação gera aproximação e empatia. Resultados que tanto buscamos, muitas vezes, com grandes esforços. A missão da área de comunicação interna passa a se concentrar mais em gerir os meios corretos para que essa criação aconteça de forma fluida e genuína.

O segredo com este público está em explorar a comunicação na sua máxima potência, combinando o melhor da conexão e desconexão para gerar valor. Quer saber como?

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