A reputação de uma empresa é o farol que ilumina a decisão de milhares de talentos todos os dias. Afinal, um profissional escolhe por isso! Então, confira!
Recente pesquisa realizada pela consultoria Mercer com quase 11 mil altos executivos, líderes de RH e funcionários, descortinou o que já brilhava no horizonte: a reputação de uma empresa, que antes da pandemia aparecia como a 9ª razão pela qual um profissional escolhe um lugar para trabalhar, agora é o farol que ilumina a decisão de milhares de talentos todos os dias.
O que isso quer dizer na prática?
As empresas que são coerentes com seus valores e constroem uma imagem exterior alinhada às suas crenças irão se relacionar melhor com seus funcionários e entregarão resultados mais positivos aos seus negócios.
Portanto, os valores devem sair das paredes para virar o pão com manteiga de cada dia. Então, alimentar-se deles é a receita para manter a coerência entre o discurso e a prática, entre o que é dito e a forma como a alta liderança trata cada colaborador.
Reputação se constrói de dentro para fora
Cultura é a regra do jogo que acontece dentro das companhias. Dessa forma, é ela que determina o que vale e o que não vale no ambiente corporativo, cada vez mais visível para o mercado.
Se antes as empresas se mostravam apenas por meio de sites próprios, hoje elas estão nas opiniões de pessoas reais e comuns nas redes sociais e nas plataformas como Glassdoor e Indeed. Afinal, salário, benefícios, clima. Está tudo ali.
Assim, o que uma empresa representa para seus colaboradores não é mais um assunto interno e pode influenciar a maneira como seus clientes a enxergam.
O endomarketing na construção da reputação de uma empresa
Se pensarmos o endomarketing como o processo de envolver o público interno com a estratégia do negócio, e se estratégia (o que vou fazer) alimenta a cultura (como eu vou fazer), podemos dizer que:
- quanto mais o colaborador tiver clara a razão de onde deve chegar;
- mais pertencente ele se sentir ao ambiente de trabalho;
- quanto mais acesso à informação transparente e relevante ele receber;
maior será sua confiança, mais sentido ele verá no trabalho realizado e melhor será a sua experiência como colaborador.
RESULTADO: A reputação vai levar a melhor
“Ser uma boa marca para suas pessoas é um dos fortes indícios de quem é uma boa marca para todos.” – Livro Employer Branding – Conceitos, Modelos e Prática de Bruna Mascarenhas e Viviane Mansi.
Vamos falar mais sobre como o endomarketing pode ajudar a construir a reputação do seu negócio e aumentar a chance de profissional escolhe sua empresa? Então, entre em contato!
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