A comunicação interna em 2022 tem centralizado as informações que impactam o dia a dia dos colaboradores. Então, leia este artigo para saber mais!
Comunicação efetiva não é o que dizemos, mas o que o outro deseja ouvir. Afinal, é assim em todos os lugares e não seria diferente dentro das empresas.
Antes de traçarmos um plano de comunicação, precisamos compreender as narrativas que fazem sentido para quem recebe a informação.
Há tanto a dizer, mas o que realmente é prioridade para quem está na linha de produção, em campo, na estrada, atrás de um computador em home office? Afinal, são perguntas cujas respostas podem estar em diagnósticos de comunicação ou em rodas de conversa segmentadas nos diversos públicos internos.
Saber ouvir é o primeiro passo para comunicar.
O que o mercado está falando com a comunicação interna em 2022?
A Pesquisa Tendências em Comunicação Interna 2022, um dos principais balizadores sobre a temperatura da área nas empresas de pequeno, médio e grande porte, revelou que o discurso das companhias está centralizado nas informações que impactam diretamente o dia a dia dos colaboradores e nas experiências positivas dos times internos, seguindo a ideia de tocar o coração para permanecer na memória.
Então, veja os 5 principais temas trabalhados pela comunicação interna nas empresas entrevistadas em 2022:
O que a sua empresa está dizendo para ser relevante?
Levantamento da Data Never Sleeps (Dados Nunca Morrem) de 2020, mostrou que a cada minuto cerca de 347 mil novos stories são postados no Instagram, 147 mil fotos são postadas no Facebook e 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp.
O desafio está em como ser relevante no meio desse turbilhão de estímulos. Sendo assim, pergunte-se: como faço para atrair a atenção das pessoas? Quais são suas preferências? Como tornar a experiência do colaborador memorável?
Aqui vão algumas dicas:
- Na comunicação, menos é mais. Portanto, priorize os temas que são importantes para o público interno e não para você.
- Crie holofotes: a comunicação que usa os temperos da publicidade tende a ser mais impactante: prefira formatos diferenciados, vídeos, fotos bonitas, cores, textos curtos, chamadas curiosas.
- Aposte na experiência: ações em datas comemorativas, celebrações de reconhecimento e campanhas internas não precisam de verbas enormes para subirem andares na memória das pessoas. A inovação precisa de duas coisas fundamentais: verdade e criatividade.
A comunicação cria vínculos. Fazer a comunicação correta estreita esses vínculos. Então, quer saber como fazer? Fale com a gente.
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