Cada vez mais, o capital humano é percebido como um ativo nas organizações. Com isso, a área de gestão de pessoas vem ampliando a sua atuação à medida que se torna mais estratégica. Dessa forma, algumas empresas já têm dedicado tempo a análise comportamental e esse é um diferencial competitivo. Afinal, por que o RH deve olhar pra isso?

O QUE É A ANÁLISE COMPORTAMENTAL


O comportamento é a forma como lidamos com estímulos, sentimentos e necessidades. Um conjunto de fatores como criação, cultura, personalidade definem o jeito de ser de cada indivíduo. Sendo assim, a análise comportamental é uma metodologia importante que nos permite conhecer o perfil de cada pessoa. Além disso, ajusta o relacionamento de acordo com sua visão de mundo e do trabalho. 

ANÁLISE COMPORTAMENTAL A SERVIÇO DO RH


Mapear os perfis nos possibilita que o profissional de RH faça um cruzamento com o fit cultural da companhia para constatar se o candidato à vaga ou colaborador compartilha dos mesmos valores. Assim como, crenças e atitudes esperadas pela empresa. Por isso, fica claro se a pessoa certa está no lugar certo ou mesmo se ela se encaixa naquela organização.

Ao fazer uma gestão comportamental, o RH consegue ter diagnósticos mais específicos e não fica dependente somente da percepção dos gestores sobre o perfil dos membros de sua equipe. Dessa forma, esses dados auxiliam na tomada de decisão sobre contratação, reconhecimento, promoção, demissões e necessidades de treinamento.

COMO UTILIZAR A AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL?


Na etapa de recrutamento e seleção, a avaliação comportamental auxilia na atração de pessoas com o perfil mais adequado. Afinal, no reconhecimento e promoção, contribui na retenção de talentos. Também, pode ser utilizada para desenvolver pessoas, focando nas habilidades que cada um tem de melhor para contribuir com o time. Além disso, motiva e aumentar a produtividade. 

QUAIS AS VANTAGENS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL?

  1. Reduz turnover;
  2. Melhora o clima da empresa;
  3. Fortalece a cultura;
  4. Contribui no alinhamento do colaborador com colegas e a empresa;
  5. Aumenta a produtividade e melhora o desempenho;
  6. Ajuda na retenção de talentos;
  7. Proporciona desenvolvimento pessoal e profissional;
  8. Apoia a liderança na resolução de conflitos;
  9. Analisa a prática e reação dos colaboradores.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, deve estar pensando: “Por que a Vibro, um hub especializado em comunicação interna está falando sobre isso? O RH é nosso maior parceiro dentro das empresas. Por isso, quando o cliente dispõe de dados baseados em análise comportamental, a comunicação é mais eficaz os resultados são mais expressivos.

Para que a comunicação interna faça sentido, precisamos conhecer o público com quem estamos falando. Sendo assim, quais são seus sonhos, necessidades, jeito de ser e de trabalhar. Vamos continuar essa conversa? Entre em contato com a gente.