O planejamento de endomarketing é um documento estratégico que orienta ações de marketing focadas no público interno. 

Vamos lá. O que é planejar? Sentar, fazer escolhas e registrar. Parece simples, mas não é. De maneira bem objetiva, um planejamento deve responder às seguintes perguntas: onde estamos? Para onde vamos? Afinal, como fazemos para chegar lá? 

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENDOMARKETING

O planejamento de endomarketing pensado e estruturado formaliza a comunicação e a conecta aos objetivos do negócio. Sendo assim, é isso que torna o endomarketing estratégico. Por isso, esse documento guia as ações da equipe de comunicação e contribui para a conquista das metas da empresa. É um passo a passo, mas deve ser flexível para permitir ajustes durante a rota. 

Por meio do planejamento de endomarketing, conseguimos trabalhar o engajamento, motivação, produtividade, reforçar os laços entre colaborador e empresa e melhorar o clima organizacional. Mas, para que a comunicação seja significativa e o planejamento consistente, precisamos conhecer o contexto da empresa e as necessidades dos colaboradores. Afinal, é aí que começa o nosso passo a passo.

PLANEJAMENTO DE ENDOMARKETING NA PRÁTICA

1. Diagnóstico

É hora de conhecer a realidade e a cultura da empresa. Sendo assim, os norteadores importantes nessa etapa são: missão, visão e valores. São eles que constroem a identidade corporativa, guiam os comportamentos e estabelecem o jeito de ser da organização. Por isso, aqui é importante entender se os objetivos e o propósito da empresa são bem conhecidos pelo público interno. Afinal, é nessa etapa que criamos um racional para o planejamento.

2. Público interno

A melhor forma de conhecê-lo é por meio de pesquisa, mas nem sempre temos verba para isso. Neste caso, você pode circular pelas áreas, conversar com as pessoas e captar insights. Depois, validar as percepções aplicando uma pesquisa simples no Google Form, por exemplo. 

3. Comunicação interna

Descubra:

• Quais são os principais fluxos de informação da empresa e como eles acontecem?

• Quais são as ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos colaboradores?

• Qual o melhor canal para se comunicar com seu público? 

• Como as pessoas se comunicam entre si e como se comunicam com a empresa? 

4. Objetivos

Pense no que é preciso resolver e aonde você quer chegar. Tente ser o mais específico na definição de objetivos viáveis e de indicadores mensuráveis. Por isso, não esqueça de estabelecer um prazo para atingir esses objetivos.

5. Métricas de processo e resultado

Aqui é bom esclarecer que a métrica traz insumos como número de cliques e visualizações. Já o resultado responde ao objetivo. Desmembre os objetivos em várias etapas, isso facilita a mensuração. Sendo assim, estabeleça metas e indicadores para cada uma das ações. Por isso, monte um cronograma das ações e estabeleça prazos.

6. Ações

Pense de forma segmentada: quem você quer atingir? Por quê? Como? Diversifique os temas como por exemplo: cultura, integração, benefícios.

7. Monitoramento

Acompanhe as ações e projetos importantes e relevantes.

8. Medição

É preciso monitorar constantemente se os resultados estão de acordo com os objetivos do plano. Lembre-se: quem não mede, não gerencia.

O responsável pelo planejamento de endomarketing varia conforme a estrutura da empresa. Afinal, pode ser a comunicação, o RH ou o marketing. Independente da área, você pode contar com a parceria da Vibro, que é um hub especializado em endomarketing. Afinal, já está na hora de começar a pensar no planejamento para o próximo ano. 

Vamos conversar?