No último post, falamos sobre os mitos e verdades sobre a comunicação com o time operacional (se você ainda não leu, corre aqui para conferir).
Hoje, vamos trazer dicas práticas sobre dois importantes pilares na troca com esse público: a liderança e os canais.
Despertando o poder da liderança
A liderança direta é o principal canal de comunicação com o colaborador, mas para o time operacional este veículo ganha maior relevância.
Por isso, é preciso dedicar ações exclusivas para garantir que os líderes da sua empresa sejam o elo entre a estratégia e a fábrica e estejam preparados para se comunicar bem.
- Fortaleça o papel dos líderes como disseminadores da informação e da cultura para que eles se empoderem e criem consciência do seu valor no time.
- Capacite as lideranças como comunicadoras para que elas dominem a prática de dialogar e engajar os times.
- Ajude os líderes a criarem rituais com suas equipes, sejam reuniões de estratégia ou momentos de reconhecimento e celebrações.
- Instrumentalize e oriente as lideranças sobre quais são as pautas importantes e qual o momento certo para se comunicar.
- Invista em meios de comunicação exclusivos com os líderes para suportá-los com transparência e qualidade.
Os canais certos, na hora certa
E por falar em canais, há muitas dúvidas sobre quais meios utilizar para fazer a informação chegar até o time operacional.
O que realmente funciona para os desafios de falar com pessoas que normalmente não têm e-mail?
Confira as outras dicas que preparamos para você:
- Escute: entenda, a partir de conversas “in loco” com os times operacionais, o que faz mais sentido para eles. É uma etapa simples que muitas empresas deixam de lado.
- Entenda: analise quais são soluções que se encaixam nas necessidades de comunicação, lembrando que é preciso abranger profissionais de diferentes perfis em um mesmo ambiente de trabalho.
- Descentralize: a centralização da comunicação é coisa do passado. Ganhe escala ao permitir que seus colaboradores também sejam geradores de conteúdo.
- Envolva: lance canais com o apoio de multiplicadores capazes de fomentar o uso de uma nova ferramenta, tirando eventuais dúvidas, mostrando os benefícios e nutrindo-a de conteúdos.
- Mensure: crie indicadores e acompanhe constantemente como o canal está performando. A comunicação é viva e para ser consistente, precisa ser frequente, relevante e próxima.
Gostou das dicas? Então, para colocar tudo em prática, com a gente: contato@e-vibro.com.br!
Deixar um comentário