No último post, falamos sobre os mitos e verdades sobre a comunicação com o time operacional (se você ainda não leu, corre aqui para conferir).

Hoje, vamos trazer dicas práticas sobre dois importantes pilares na troca com esse público: a liderança e os canais.

Despertando o poder da liderança

A liderança direta é o principal canal de comunicação com o colaborador, mas para o time operacional este veículo ganha maior relevância.

Por isso, é preciso dedicar ações exclusivas para garantir que os líderes da sua empresa sejam o elo entre a estratégia e a fábrica e estejam preparados para se comunicar bem. 

  1. Fortaleça o papel dos líderes como disseminadores da informação e da cultura para que eles se empoderem e criem consciência do seu valor no time.
  2. Capacite as lideranças como comunicadoras para que elas dominem a prática de dialogar e engajar os times.
  3. Ajude os líderes a criarem rituais com suas equipes, sejam reuniões de estratégia ou momentos de reconhecimento e celebrações.
  4. Instrumentalize e oriente as lideranças sobre quais são as pautas importantes e qual o momento certo para se comunicar. 
  5. Invista em meios de comunicação exclusivos com os líderes para suportá-los com transparência e qualidade.

Os canais certos, na hora certa

E por falar em canais, há muitas dúvidas sobre quais meios utilizar para fazer a informação chegar até o time operacional.

O que realmente funciona para os desafios de falar com pessoas que normalmente não têm e-mail? 

Confira as outras dicas que preparamos para você:

  1. Escute: entenda, a partir de conversas “in loco” com os times operacionais, o que faz mais sentido para eles. É uma etapa simples que muitas empresas deixam de lado. 
  2. Entenda: analise quais são soluções que se encaixam nas necessidades de comunicação, lembrando que é preciso abranger profissionais de diferentes perfis em um mesmo ambiente de trabalho.
  3. Descentralize: a centralização da comunicação é coisa do passado. Ganhe escala ao permitir que seus colaboradores também sejam geradores de conteúdo.
  4. Envolva: lance canais com o apoio de multiplicadores capazes de fomentar o uso de uma nova ferramenta, tirando eventuais dúvidas, mostrando os benefícios e nutrindo-a de conteúdos.
  5. Mensure: crie indicadores e acompanhe constantemente como o canal está performando.  A comunicação é viva e para ser consistente, precisa ser frequente, relevante e próxima.

Gostou das dicas? Então, para colocar tudo em prática, com a gente: contato@e-vibro.com.br!