O celular é um dispositivo móvel presente na vida de milhões de pessoas. Afinal, já faz parte da nossa dinâmica do dia a dia usá-lo para ver a previsão do tempo, ler notícias dos principais jornais, navegar pelas redes sociais, fazer pagamentos e por que não interagir com a empresa em que trabalhamos? Então, é preciso inovar e o uso de aplicativos pela comunicação interna no celular pode ser a solução.
Vantagens da comunicação interna no celular
Os modelos de trabalho estão mudando, mas o desafio das empresas é o mesmo: o engajamento de seus empregados. Dessa forma, usando o celular como canal, as empresas têm acesso rápido e fácil a todos os seus colaboradores, além de promover a interação das equipes.
O mercado dispõe de algumas soluções bastante intuitivas que organizam e disponibilizam conteúdo de maneira fácil e objetiva. Afinal, para o profissional de comunicação interna, isso pode ser uma opção bastante completa que otimiza tempo e recursos.
As vantagens operacionais são a possibilidade de postar de qualquer lugar e a autonomia na criação de comunicados e pesquisas usando templates disponíveis. Dessa forma, já as vantagens estratégicas vão desde segmentar o público a acompanhar a performance de cada postagem feita.
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Conheça 9 dicas que vão ajudar você a começar comunicação interna no celular
1. Defina editorias que contemplem todas as necessidades do dia a dia
As pessoas só vão aderir a algo que facilite suas vidas e traga conteúdo relevante. Por exemplo, informações de RH, negócio, campanhas e informações importantes para a vida do colaborador dentro e fora da empresa.
2. Segmente as informações por público
Isso gera relevância para o conteúdo e para o canal.
3. Pense na linguagem da comunicação interna no celular
Ela deve ser atrativa, assim como a de outros aplicativos e sites que concorrerão pela atenção do seu público. Sendo assim, lembre-se: as pessoas retêm mais imagens do que textos longos. Por isso, é importante mesclar texto com imagens, vídeo e gifs.
4. Disponibilize alguma funcionalidade que permita a interação
Como por exemplo, quizes e enquetes. Além disso, para o empregado é muito importante ter espaço de fala e sentir-se ouvido pela empresa. Isso gera sentimento de pertencimento.
5. Informe a razão da mudança
Para que haja transparência e aceitação do novo canal.
6. Convide o empregado para uma ação experiencial
Que desperte o interesse e funcione como um treinamento de navegação na nova plataforma.
7. Forme uma rede de agentes de comunicação
Que esteja preparada para apoiar e esclarecer dúvidas dos demais colegas sobre as funcionalidades da ferramenta.
8. Faça ações de reforço com a comunicação interna no celular
Para relembrar constantemente importância de uso do novo canal.
9. Engaje a liderança
O líder deve ser o exemplo, incentivar o uso e se comunicar com a equipe através da ferramenta.
Recentemente, a Vibro apoiou o Grupo Barigüi, que conta com mais de 2300 colaboradores, na reformulação dos canais internos, tornando a comunicação mais ágil e ao alcance de todos. Sendo assim, o Grupo implantou o app InApp Comunica, que se tornou o principal canal de comunicação com o público interno, além da plataforma de e-mails.
Quer saber mais sobre essa iniciativa? Então, bora tomar um café com a gente?
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