O mundo corporativo mudou e a comunicação também. O tabu do home office foi desmistificado. Afinal, a liderança tornou-se protagonista. Dessa forma, a comunicação interna assumiu um papel de destaque dentro das empresas e está cada vez mais à serviço da estratégia. 

A transformação digital demandou novos canais e adequação de conteúdo para um público conectado. Quanta mudança! Sendo assim, estamos repensando os processos e hoje vamos falar dos desafios da comunicação interna e alguns caminhos de solução. Por isso, fique ligado nos principais pontos:

1. COMUNICAÇÃO INTERNA REMOTA

• Manter a equipe integrada e trabalhando focada no mesmo objetivo. 

• Adequar o ritmo da comunicação definindo em quais momentos a equipe precisa estar conectada simultaneamente e quando é possível acessar a informação em diferentes momentos. 

• Encontrar as melhores ferramentas que auxiliem na produtividade no home office. Esses são alguns desafios da comunicação interna remota.

Caminhos de solução – Quer ajustar a comunicação com o time que está home office? Você vai encontrar várias dicas no post Como melhorar a comunicação interna remota

2. LIDERANÇA COMUNICADORA

A liderança sempre foi o pilar mais importante da comunicação interna por ser a ponte entre a equipe e os objetivos da organização.Dessa forma, no modelo remoto, em que estamos privados da presença física, o desenvolvimento das habilidades comunicadoras tornou-se urgente. 

Caminhos de solução – Precisa desenvolver a comunicação do seu líder? Tem um post lá no blog da Vibro sobre 5 formas de melhorar a comunicação da liderança com sua equipe

3. MENSURAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Esse desafio é velho conhecido dos profissionais da área. A comunicação interna é bastante subjetiva e sempre teve dificuldades em gerar indicadores. Sendo assim, o foco estava em mensurar o alcance da informação e não no entendimento. Afinal, isso fez com que a área não fosse percebida pela alta liderança como relevante para o negócio. Consequentemente, os investimentos em seus projetos são menores e as equipes reduzidas e sobrecarregadas.

Caminhos de solução – Ser estratégico é ter impacto sobre o negócio. Dessa forma, observe qual é a dor do momento. Estabeleça indicadores que estejam relacionados aos objetivos da empresa. Foque, resolva e mensure. Por isso, a avaliação do resultado deve ter como base a diferença que a mensagem fez em termos de atitudes, comportamentos ou de conhecimento. Importante: tenha em mente que a comunicação contribui para o alcance dos objetivos, mas sozinha ela não resolve nada.

4. COMUNICAÇÃO 4.0

Com o avanço da tecnologia, as relações humanas mudaram e a forma de se comunicar também. Hoje a comunicação é uma via de mão dupla, colaboradores e empresa interagem através dos novos canais internos digitais. Dessa forma, os conteúdos precisam ser revistos para atender os anseios de um público interno diverso. Além disso, é preciso cuidar do relacionamento com o colaborador, desde o onboarding até a sua saída da empresa.

Caminhos de solução – Quer saber mais sobre o tema? Corre lá no blog da Vibro e dá uma olhada no post  O que é comunicação 4.0? Sabe como implantá-la em sua empresa?

O mundo está em constante evolução e os desafios da comunicação interna sempre vão existir. Mas o legal é percebermos o crescimento e relevância da área nas organizações. Afinal, esse é o momento de ocuparmos o nosso espaço como área estratégica e que contribui para os resultados.

Sendo assim, se você quer fazer a gestão da comunicação da sua empresa, planejar, estabelecer indicadores, monitorar e mensurar os resultados, encontrou o parceiro certo. Topa conversar com a gente?