Sempre desconfiamos das fronteiras entre comunicação e educação. São disciplinas similares na essência. Mas, na prática do mundo corporativo, educar-se é formar e comunicar é informar – e os dois desafios parecem ser inseparáveis.
Por isso, nos últimos anos, atuamos com a comunicação como impulsionadora das áreas de educação corporativa e vice-versa. Não se trata apenas de alavancar cursos, mas contribuir com a construção de culturas de aprendizagem.
Isso porque, na atualidade, é possível aprender e se comunicar por diferentes meios, que muitas vezes chegam a se combinar. Quantos vídeos de 30 segundos você já assistiu em uma rede social e descobriu mais sobre um assunto que te interessou? E quando foi a última vez que buscou um conteúdo no YouTube para aprender sobre como fazer algo? Se a resposta é “com frequência”, temos uma oportunidade.
Mas como combinar as duas potências para alavancar sua organização? Seguem algumas dicas:
- Conheça seus colaboradores e saiba como eles gostam de aprender e como preferem se comunicar. Vale investir em pesquisa e monitorar os dados já existentes das suas redes internas e plataformas educativas.
- Crie campanhas e movimentos para reforçar a importância de aprender. Aposte em datas comemorativas que tenham relação com educação, por exemplo, para gerar atenção para o tema, criar engajamento e reforçar a cultura de aprendizagem.
- Não tenha medo de inovar e usar a criatividade. Se as redes internas e as plataformas são fortes juntas, aproveite as tendências para combinar os conteúdos e reforçar o tema da campanha: crie filtros, hashtags e outros recursos virais para alcançar mais colaboradores.
- Invista em desafios e reconhecimento. Gerar interação e competições saudáveis são recursos que funcionam muito em plataformas como o TikTok por aumentarem a audiência. Você também pode entender qual o valor dos certificados e da formação para o seu time e criar desafios ligados à sua campanha. Reconhecer publicamente a dedicação com o desenvolvimento profissional é um importante pilar tanto para comunicação quanto para a cultura de aprendizagem.
- Mensure os resultados. Estabeleça metas e indicadores para as suas campanhas de comunicação, como acesso aos cursos, participantes e reconhecidos. Monitore os resultados das redes internas, das plataformas, mas acima de tudo, acompanhe as interações e feedbacks qualitativos nestes mesmos canais. Eles vão indicar se você está seguindo o caminho certo para a próxima ação.
Gostou desse conteúdo? Entre em contato com a gente: juntos, vamos alavancar a sua comunicação e a sua educação corporativa!
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