Quando o assunto é crise de uma marca, sempre vem à mente dois casos. Um deles aconteceu em 1982 com a Johnson & Johnson. Lotes do medicamento Tylenol foram “envenenados” por uma substância letal. A empresa rapidamente agiu para a retirada dos itens do mercado, bem como abriu as portas para a imprensa tratar o assunto com transparência. O outro caso, mais atual, é o da marca de palito de dentes Gina, que ao ter um perfil de rede social associado ao seu nome (o Gina Indelicada) usou do que parecia ser uma crise para estruturar suas redes sociais e aproveitar o momento para crescer em popularidade. Em ambos os acontecimentos, há milhares de pessoas envolvidas nas situações: inclusive colaboradores.
Por isso, em momentos de crise, a comunicação interna se torna ainda mais essencial. E não precisam ser apenas uma eventualidade ligada à imagem. Seja uma crise econômica, uma pandemia ou qualquer outro tipo de adversidade, a maneira como uma empresa se comunica com seus colaboradores pode determinar sua capacidade de superação e continuidade. Manter os funcionários bem informados, seguros e motivados é essencial para navegar por esses períodos turbulentos.
Os desafios são inúmeros. Incertezas podem gerar rumores e ansiedade. A falta de informação clara e precisa pode levar a mal-entendidos, desmotivação e perda de talentos. Além disso, a rapidez com que uma crise pode se desenvolver exige uma resposta ágil e coordenada, o que muitas vezes é difícil de alcançar com a velocidade que as informações também circulam hoje na internet.
Para enfrentar esses desafios, é fundamental adotar estratégias de comunicação que sejam transparentes, frequentes e empáticas:
- A transparência cria confiança;
- A frequência mantém todos informados e atualizados;
- A empatia demonstra que a empresa valoriza o bem-estar de seus colaboradores.
Separamos 3 dicas práticas para você se planejar para enfrentar uma crise:
Crie um Comitê de Crise: Forme um grupo dedicado que seja responsável por monitorar a situação e disseminar informações precisas e oportunas. Esse comitê deve incluir membros da liderança e representantes de diferentes áreas para garantir uma comunicação integrada.
Tenha múltiplos canais de comunicação: Utilize e-mails, reuniões virtuais, boletins informativos e até aplicativos de mensagens para alcançar todos os colaboradores. Diversificar os canais garante que as informações cheguem a todos, ainda que trabalhem no modelo remoto.
Mantenha um tom sério, mas positivo e esperançoso: Mesmo em situações difíceis, é importante manter um tom de esperança e positividade. Reconheça os desafios, mas também destaque as ações que a empresa está tomando para superá-los e as perspectivas futuras.
Implementar uma comunicação interna eficiente e estabelecer um fluxo constante de informações podem fazer a diferença entre o caos e a calma.
Para ajudar a sua empresa em tempos de crise, entre em contato com a gente: www.e-vibro.com.br.
Deixar um comentário