A realidade do trabalho vem mudando muito. No último ano vimos uma acelerada transformação. As organizações estão repensando suas estruturas, formas de trabalho, modelos de gestão. Vemos cada vez menos hierarquias, mais colaboração, autonomia e inovação. O desafio agora é ter foco nos negócios e nas pessoas.
Para que a mudança ocorra é necessário engajamento e ele só acontece quando RH, comunicação e estratégia caminham juntas.
O papel do RH na mudança
Vemos no centro deste movimento o profissional de Recursos Humanos, com o desafio de ressignificar os processos e cuidar das pessoas, ainda mais em tempos de home office. Seu papel é estratégico porque é responsável pelo alinhamento do discurso e cultura organizacional.
Como a comunicação interna apoia a mudança
A comunicação interna faz a ponte entre colaboradores e empresa. Melhora o acesso às informações, entendimento e alcance da mensagem. Dessa forma, traz clareza e transparência, gerando confiança e melhorando o clima organizacional. Afinal, contribui para a integração e colaboração das equipes, além de apoiar a promoção da cultura internamente.
Juntas derrubam muros e constroem pontes dentro das empresas. Sendo assim, preparam a mudança, mostram a direção, orientam, impulsionam, envolvem, acolhem, inspiram e facilitam essa jornada.
Veja alguns exemplos de desafios atuais do RH em que comunicação interna pode ser uma aliada:
• Bem-estar dos colaboradores
O momento que vivemos exige um olhar atento, ainda mais pela distância física que se tornou a nossa realidade. Sendo assim, é importante gerar conteúdos sensíveis e relevantes, criar canais de escuta e promover iniciativas humanizadas como forma de apoiar os colaboradores.
• Employee Experience
Diversos profissionais foram contratados no modelo de trabalho remoto sem nunca ter encontrado colegas pessoalmente ou ter visitado a sede da empresa. Afinal, precisamos redesenhar, de forma atrativa, toda a jornada do empregado para que faça sentido na nova realidade de trabalho virtual.
• Employer branding
Quando criamos uma jornada de valor para nossos colaboradores, melhoramos a retenção e eles se tornam os embaixadores da nossa empresa. Com isso, fortalecemos a marca empregadora e outros profissionais desejarão fazer parte da nossa equipe.
• Mistura de gerações
Nunca foram tão diversos os perfis e interesses corporativos. Criar sentido para Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z é um desafio que precisa fazer parte da pauta dos profissionais de comunicação interna.
• Home Office
Nestes tempos de trabalho remoto é fundamental estar presente mesmo que distante geograficamente, manter as equipes informadas e engajadas aos objetivos e metas e promover a colaboração e integração dos times.
• Desenvolvimento de lideranças
Preparar líderes para se comunicarem e gerenciarem suas equipes remotas não é apenas importante, mas urgente.
• Gamificação
Trabalhar conteúdos de forma divertida para melhorar o engajamento e usar técnicas que envolvem recompensa e colaboração é uma saída para atrair e envolver os times.
• Transformação digital
Requer mudança de mindset em toda a empresa e um comportamento mais colaborativo. É importante ter em mente que a transformação digital vai muito além da implantação de ferramentas tecnológicas.
• Dados orientando a gestão de pessoas
Cada vez mais a tecnologia nos traz dados. Mas essas informações só têm valor se interpretadas da forma correta. Com base nas análises, as entregas e decisões estratégicas passam a ser mais eficazes.
Lembre-se: atuando na comunicação interna ou RH, você é um agente da mudança. Dessa forma, como um hub de comunicação interna, a Vibro atua próxima ao RH , compartilhando dores e desafios. Assim, diariamente construímos soluções juntos.
Se você precisa de um simples insight ou uma grande experiência, fale com a gente.
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